23 de maio de 2008

CHARGES E TIRAS

Os jornais diários são um espelho dos acontecimentos que se registram diariamente pelos quatro cantos do mundo. Sobretudo na atualidade, com os avançados meios de comunicação, que possibilitam rapidamente a chegada das notícias. Nas capitais, inclusive, chegam a duas edições diárias, dado o grande volume do noticiário, informando os leitores, como se afirma, em cima da hora.
Atualmente, as empresas jornalísticas trazem cadernos dedicados aos mais variados segmentos da sociedade, distribuídos em política, economia, saúde, segurança e assuntos gerais, o que facilita o leitor diretamente naquilo que mais lhe interessa. Naturalmente com páginas especiais para editorias, que focalizam os principais assuntos do dia, além de espaço reservado a opiniões dos leitores, por meio de textos e cartas. Ainda no decorrer da semana distribuem cadernos de assuntos específicos destinados a empresários ou dedicados a diversas faixas etárias, feminina e masculina.
Esse é, na verdade, o objetivo principal dos diários matutinos e vespertinos, pois assim cumprem a missão de bem informar seus leitores, assinantes ou avulsos. Mas, além dos temas normais e aqueles que provocam polêmicas, os jornais trazem seções que divertem e têm, tenho certeza, uma imensidão de adeptos. Refiro-me às charges e tiras, que guardam um local especial nas publicações.
Como leitor do jornal “O Estado de São Paulo” me divirto com o humor do Frank & Ernest, Minduim, Recruta Zero, Turma da Mônica e, principalmente, d’O melhor de Calvin. É que este encarna a figura de um moleque travesso. É só olhar para a cara que ele faz na representação das mais diversas situações, que vão desde malandragem, tristeza, tentativa de desobediência aos pais e humor, quase sempre na companhia do seu amigo tigre, para a gente rir.
Bem, mas o que quero mesmo é destacar as charges e tiras que o JP apresenta diariamente, representadas por finas abordagens de seus autores, onde tem um lugar especial o caricaturista Erasmo. A página dois traz desenhos que dizem tudo e que, normalmente, dispensam palavras tão bem caracterizadas que satirizam um fato específico, sobretudo político, ou com chamadas humorísticas. Nos Quadrinhos, as Capivaras mantêm conversas interessantes, com registros de fatos que ocorrem no dia a dia. Por fim, a tira que semanalmente ocupa um espaço no caderno Tribos, com diálogos mantidos por duas senhoras, sempre de caráter alegre, mas também de fundo crítico.
É isso aí. As seções humorísticas dos jornais são para a descontrair os leitores, depois de passarem por tantas notícias nem sempre agradáveis, mas que devem fazer parte das finalidades comunicativas de um órgão da imprensa. E o JP presenteia diariamente seus leitores com interessantes mensagens de humorismo, por meio de hábeis manifestações de seus caricaturistas, proporcionando alegres momentos de distração.

Nenhum comentário: