29 de agosto de 2008

COMO PASSAR O INVERNO



As donas-de-casa têm uma dor de cabeça que não é física, sujeitas à obrigação de ter mais atenção com a poeira, que nesta época do ano faz a festa da sujeira nos lares.

As plantas também sofrem as conseqüências dessa estiagem. A grama dos jardins seca, as flores murcham. Perdem aquele vigor e a beleza dos tempos bons.

As pessoas olham o céu para ver se alguma nuvem lhes traz uma mensagem de chuva próxima. Mas, não. É um tal de esquenta-esfria sem fim.

As aves sentem a mudança de temperatura. Os passarinhos se escondem entre as folhagens das árvores e se aquietam, até que chega um momento para procurar o alimento necessário a sua sobrevivência.

O que salva um pouco são os pés de ipês que florescem, mas por pouco tempo, porque a vida das flores é efêmera. Mas vale a pena admirá-las, pois deixam o chão coberto com um tapete colorido. Primeiro, os roxos; depois, os amarelos; finalmente, os brancos.

Pulo a primavera para chegar ao verão. Chega o tempo das chuvas. Nuvens escuras desviam-se das montanhas e alcançam alturas. Relâmpagos riscam o espaço e provocam o estouro dos trovões. De repente, tudo passa. Alguém deve ter feito orações, porque as nuvens arrebentam-se em lençóis brancos e se perdem no espaço. Ninguém desconhece que um pedido aos céus ajuda a evitar tempestades quando feito com fé.

Bom é quando a chuva chega caindo mansamente, as andorinhas fazem a festa, banhando-se em vôo coreográfico no seu chilrear alegre.

Postado à janela, com pingos da chuva escorrendo pela vidraça, acompanho as cenas desse palco improvisado. Um menino empurra um barquinho na poça formada nos contornos da calçada, que aos poucos se dilui pelo fio que escorre e se enfia pelos corredores subterrâneos.

Num instante, o espaço se abre para um sol sonolento. A poça d’água secou e o menino sai com seu barquinho todo molhado.

A noite chega, a lua e as estrelas brilham no céu.

Fecho a janela. Magia do tempo.

Retorno à estação anterior. É primavera. Que bom! Flores reavivam os jardins para enfeitar a cidade de cores, que fica mais bonita, que oferece novo cenário e que torna o ambiente agradável para se viver com mais alegria.

Nenhum comentário: